Governo do Estado promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista neste mês
Paraná Vitrine

Governo do Estado promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista neste mês

02/04/2024 | 15:45 Por Redação

O Governo do Estado do Paraná está promovendo, a partir desta terça-feira (2), mutirões em todo o estado para a emissão da Carteirinha do Autista, também conhecida como Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Essa iniciativa coincide com o mês de abril, que é marcado pelo Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo (2 de abril).

Esses mutirões serão realizados de forma regionalizada nos escritórios e instâncias avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, responsável pela elaboração de políticas públicas e garantia de direitos para as pessoas com deficiência.

A Ciptea proporciona atendimento prioritário em espaços públicos e privados e oferece a identificação das pessoas com transtorno do espectro autista. O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, ressaltou a importância da carteirinha não apenas para garantir direitos prioritários, mas também para fornecer dados essenciais para a elaboração de políticas públicas mais assertivas.

Os mutirões também acontecerão nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em aproximadamente 200 municípios. O objetivo é emitir mais de duas mil carteirinhas ao longo do mês.

Para solicitar a Carteirinha do Autista, os documentos necessários incluem RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia digitalizada do autista, laudo médico digitalizado contendo os dados do paciente e a Classificação Internacional de Doenças, além de um exame de tipo sanguíneo digitalizado.

Atualmente, 18.418 pessoas já possuem a Ciptea no Paraná, e a tendência é que esse número continue crescendo com a realização dos mutirões em todo o estado. A carteirinha pode ser solicitada de forma totalmente online através do site www.carteiradoautista.pr.gov.br, após análise e aprovação do cadastro, o usuário recebe uma mensagem por e-mail ou SMS para imprimi-la.

 

Com informações: Agência Estadual de Notícias

2 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!