O Governo do Paraná lançou uma campanha de vacinação nas escolas públicas e privadas em todo o estado, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. A ação, que iniciou nesta terça-feira (19), tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal, aumentar o acesso às vacinas e reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis. A campanha segue até o dia 19 de abril e é destinada a crianças e adolescentes até 15 anos de idade.
Durante a campanha, serão disponibilizados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, com destaque para a vacinação infantil oral contra a poliomielite, vacina inativada contra a poliomielite, sarampo, pentavalente, febre amarela e Covid-19 (conforme público preconizado). Para a população juvenil, o foco está na atualização da vacinação contra HPV, meningite, sarampo, tétano e difteria.
A vacina contra Influenza será oferecida apenas para os grupos prioritários, enquanto o imunizante contra a dengue estará disponível apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 30 municípios paranaenses contemplados. As secretarias municipais irão mapear as escolas para identificar estudantes com vacinas em atraso e agendar a atualização das vacinas. Os pais ou responsáveis serão informados e receberão termos de consentimento para a imunização em ambiente escolar.
Segundo a legislação estadual, é obrigatória a apresentação da declaração de atualização vacinal dos alunos de até 18 anos no ato de suas respectivas matrículas e rematrículas em todas as escolas da rede pública ou particular. Além disso, as escolas devem promover ações de educação em saúde sobre a importância da imunização durante o período da campanha. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a importância da ação articulada para retomar as altas coberturas vacinais, enquanto o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou o envolvimento da comunidade escolar no combate às doenças evitáveis por meio das vacinas.