Governo do PR alerta para os cuidados básicos durante onda de calor
Paraná Saúde

Governo do PR alerta para os cuidados básicos durante onda de calor

14/02/2025 | 16:35 Por Redação MZ

Devido ao calor que atinge o Paraná nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para importantes cuidados que a população precisa adotar, especialmente quando a temperatura apresenta níveis mais elevados. Desidratação, cansaço, insolação e falta de ar são alguns dos problemas que o calor pode causar.

A desidratação é uma das ocorrências mais comuns nesse cenário. A importância de se proteger e se hidratar poderá evitar sintomas como tonturas, desmaios, cansaço, palpitações, mal-estar e, em situações de extremas, até a morte.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias permanecerão quentes e abafados e, por isso, aumentar a hidratação, de preferência ingerindo água, é essencial para manter a saúde e o bem-estar.

Neste período é ainda mais importante o consumo de alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras e legumes, em geral, possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio e aditivos. Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos, não sendo uma fonte adequada para hidratação.

A coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Cristina Vieira de Oliveira, ressalta que a quantidade de água que precisa ser ingerida por dia é muito variável e depende de vários fatores, como a idade, o peso, a atividade física, bem como o clima e a temperatura do ambiente.

“Para alguns, a ingestão de dois litros por dia pode ser suficiente. Outros precisarão de um litro e meio ou três litros. Uma forma de verificar se a ingestão hídrica está adequada é prestando atenção à coloração da urina, que deve estar sempre bem clarinha”.

SINAIS DE SEDE – O balanço diário de água é controlado por sensores localizados no cérebro e em diferentes partes do corpo. Esses sensores provocam a sede e impulsionam as pessoas a ingerirem líquidos sempre que a ingestão não é suficiente para repor a água utilizada ou eliminada. Porém, algumas pessoas, como crianças e idosos, por exemplo, nem sempre apresentam sinais de sede.

“Nesses casos, é necessária ainda maior atenção para a adequada ingestão de água pura, ingerindo aos poucos ao longo do dia, mesmo antes de apresentar sinais de sede”, diz a coordenadora.

Veja as medidas recomendadas pela Sesa para prevenir a desidratação:

– Não espere ter sede. Não é raro que pessoas idosas sintam menos sede que as mais jovens. Beba líquidos regularmente durante todo o dia.

– Contar sempre com uma garrafinha de água por perto. Caso tenha dificuldade em ingerir, uma boa opção é saborizá-la com rodelas de limão, laranja ou hortelã, por exemplo. Utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água. Consumir mais frutas, verduras e legumes. Não substituir a água por néctares, sucos ou refrigerantes.

– Fazer exercícios leves no início da manhã ou final da tarde, quando a temperatura costuma ser mais amena.

– Evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes e usar sempre filtro solar.

– O calor traz também risco aumentado de intoxicações alimentares. Manter os alimentos refrigerados e ficar atento aos cuidados de higiene na sua manipulação. Lavar sempre as mãos e evitar consumir alimentos e bebidas de origem duvidosa.

– No verão os casos de dengue aumentam. É necessário usar repelentes, cuidar com a entrada dos mosquitos no ambiente e evitar o acúmulo de água e a formação de criadouros.

2 Comentários

  • Evangeline disse:

    Planowanie systemów elektrycznych w prywatnych rezydencjach jest działaniem który wymaga precyzyjnego rozważenia potrzeb technicznych i
    przestrzegania standardów bezpieczeństwa.

    Kluczowym celem procesu projektowania stanowi gwarancja bezpieczeństwa osób korzystających i wydajności systemu.

    Przede wszystkim konieczne jest wykonać rzetelną ocenę wymagań technicznych
    oraz określić moc systemu a także odpowiednie metody zabezpieczeń przed
    zagrożeniami elektrycznymi. Kolejnym etapem jest przygotowaniu szczegółowej dokumentacji technicznej, w której schematy rozmieszczenia przewodów i opis
    użytych materiałów.

    Kluczowym elementem planowania być selekcja odpowiednich komponentów, które odpowiadać normy
    techniczne. Ważne jest, żeby każdy element oddziałuje na funkcjonalność układu.
    Ponadto konieczne jest zapewnienie łatwej modernizacji oraz skalowalności instalacji w miarę rozwoju technologii.

    Podsumowując, standardy planowania układów elektrycznych są
    oparte na przemyślanej strategii oraz stosowaniu aktualnych standardów.
    Skrupulatne podejście umożliwia bezpieczne
    funkcjonowanie instalacji oraz redukuje zagrożenia porażeniem.

    Dlatego też każdy odpowiedzialny system musi spełniać obowiązującymi normami, co
    zapewnia trwałości oraz wydajności systemu.

    Feel free to visit my webpage: ckp.bedzin.pl –
    ckp.bedzin.pl

  • ✏ Sending a transaction from Binance. Get => https://telegra.ph/Get-BTC-right-now-02-10?hs=b22cd0ff675807ea84bd3a7b5840c852& ✏ disse:

    hhbnjm

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!