O Hemepar, Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, enfrenta uma situação crítica nos estoques de sangue dos tipos A+, B-, O+ e O-, com quantidade suficiente para apenas dois dias. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez um apelo urgente para doações, alertando sobre a gravidade do cenário.
A Sesa divulgou na última segunda-feira (14) que o baixo volume de doações foi agravado pelos dias chuvosos e pelo feriado de 12 de outubro, tradicionalmente um dos dias com maior movimento de doadores. O Hemepar abastece 384 hospitais em todo o estado, entre públicos, privados e filantrópicos.
Neste ano, o Paraná já registrou mais de 147 mil bolsas de sangue doadas, incluindo 45 mil do tipo A+, 2 mil do B-, 64 mil O+ e 63 mil O-. “Quando precisamos, solicitamos que a população nos ampare e venha até a unidade para realizar a doação. E pensando no seu maior conforto, orientamos a realizar o agendamento prévio”, disse Vivian Patrícia Raksa, diretora do Hemepar.
As doações podem ser agendadas online em cidades como Curitiba, Cascavel e Maringá. Já nas demais unidades, o atendimento é por ordem de chegada. Os voluntários precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 51 quilos e estar em boas condições de saúde.
Com informações: G1 Paraná| Foto: Venilton Küchler