Na cidade de Pérola, no noroeste do Paraná, um homem de 28 anos foi preso ao receber um pacote contendo R$ 1.000 em cédulas falsas, enviado pelos Correios. A prisão aconteceu na manhã de segunda-feira (21) e foi resultado de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga a circulação de notas falsificadas através do serviço postal.
A Polícia Federal monitorava o envio dessas cédulas falsificadas e, ao identificar o suspeito, fez o flagrante durante a entrega do pacote. Após a prisão, o homem foi encaminhado à sede da PF em Guaíra, também no noroeste paranaense, para os procedimentos legais e formalização do flagrante.
O caso é enquadrado no artigo 289 do Código Penal Brasileiro, que trata da falsificação de moeda. Esse artigo prevê penas que podem incluir reclusão e multa para quem falsificar, fabricar ou alterar cédulas com a intenção de colocá-las em circulação.
A lei também determina punição para quem introduzir moedas falsas em circulação, mesmo que não tenha sido o autor da falsificação, e prevê um aumento da pena em casos especiais, como quando o crime envolve funcionários responsáveis pela fabricação de moeda.
Com informações: Paraná Portal|Foto: Divulgação/PF