Um homem foi preso em flagrante na segunda-feira (17), após ser interceptado pela Polícia Rodoviária transportando ilegalmente 37 animais dentro de um Fiat Fiorino na PR 317, em Floresta, Paraná. A abordagem ocorreu após uma denúncia anônima, informando sobre atividade suspeita na rodovia.
No interior do veículo, com placas de Belo Horizonte, os policiais encontraram 12 cachorros de diferentes raças, incluindo cane corso, bully americano, husky siberiano e border collie. Além dos cães, havia também cinco aves, entre faisões e outras espécies, além de 17 galos.
Os animais estavam visivelmente estressados, sendo transportados em compartimentos pequenos e sem a devida ventilação e higiene. As caixas nas quais estavam acondicionados não estavam devidamente fixadas, colocando em risco a segurança dos animais durante o transporte.
Segundo informações da polícia, o veículo não dispunha de alimentação nem água para os animais, o que agrava ainda mais as condições de transporte ilegal. Um veterinário foi chamado para prestar atendimento aos animais, que posteriormente foram entregues à Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).
O motorista, um homem de 38 anos, afirmou às autoridades que havia pegado os animais na cidade de Carambeí, e tinha como destino final a cidade de Mairiporã, em São Paulo. Ele foi detido juntamente com o veículo e encaminhado à delegacia local, onde responderá por crime ambiental e maus-tratos aos animais.