Idosa da região pode ser a pessoa mais velha do mundo
Cidades Vitrine

Idosa da região pode ser a pessoa mais velha do mundo

18/06/2024 | 08:58 Por Redação MZ

No ano passado, ao completar 123 anos, a idosa possivelmente mais longeva do mundo desfrutou de uma festa de aniversário completa. Agora, ao atingir a marca de 124 anos, a tradição continua: a Prefeitura de Tibagi, está organizando uma nova celebração para Amantina dos Santos Duvirgem, carinhosamente conhecida como Dona Júlia. A festa está marcada para o dia 27, apenas cinco dias após seu aniversário.

A celebração será exclusiva para os idosos participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Caetano Mendes, distrito de Tibagi.

Embora tenha nascido no último ano do século 19, Dona Júlia ainda não é reconhecida oficialmente como a mulher mais velha do mundo pelo Guinness World Records. “Dona Júlia é, de fato, a mulher mais idosa do mundo; só falta o reconhecimento dos registros oficiais”, afirmou a prefeitura há um ano.

A vida de Dona Júlia é marcada por histórias de superação: ela já viveu em situação de rua até ser adotada aos 100 anos por Maria Ednir de Almeida. Hoje, ela é beneficiária do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais, ou a pessoas com deficiência.

Sua certidão de nascimento só foi emitida quando solicitou o benefício, aos 100 anos, revelando sua idade centenária. A validação de sua idade e história só foi possível com depoimentos de quatro testemunhas, todas com mais de 70 anos e que a conheciam há pelo menos duas décadas.

13 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!