Ponta Grossa Vitrine

Igrejas de PG se preparam para Corpus Christi

07/06/2023 | 17:18 Por Redação MZ Modificado em 07, junho, 2023 5:18

A tradicional procissão de Corpus Christi, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte de Pentecostes, será neste dia 8, a partir das 14h30, em Ponta Grossa, com saída da frente do Lar São Vicente de Paulo de assistência a idosos, na Rua Júlio de Castilho. São pouco mais de 3,5 quilômetros até a Rua Benjamin Constant. O trajeto da procissão é ornamentado por representantes de 32 organismos católicos.    

E a preparação para a Solenidade de Corpus Christi da parte das paróquias, movimentos e associações católicos já está a todo o vapor.  Na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Sabará, a preparação da serragem começou no último sábado, a partir das 14 horas. Os jovens da Secretaria da Juventude Legionária (Sejule) e alguns adultos da Legião de Maria passaram também o final de semana fazendo as formas em caixas de leite que são coladas nos desenhos, feitos anteriormente. Nas formas será colocada serragem pintada. A serragem foi pintada na tarde desta segunda-feira (5). O trabalho continuaria na noite de hoje e, se for o caso, prossegue amanhã à tarde. Os preparativos acontecem na Capela Santa Mãe de Deus, no Cará-Cará, e na Paróquia São José/Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.    

A preparação entre os paroquianos da Nossa Senhora de Medianeira, no Boa Vista, inicia na noite desta segunda-feira, prossegue amanhã, às 19h30 e termina na Benjamin Constant, na manhã de quinta-feira, quando será estendido o tapete. A grande novidade este ano, na Paróquia São Sebastião/Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida é a atitude de uma senhora piedosa, que se disponibilizou a espalhar essência de rosas em toda extensão do tapete, na quadra da paróquia/santuário. “Ela prometeu que tudo estará com odor de rosas para nosso Senhor passar”, comenta o acólito Tiago Biscaia, destacando que a decoração terá o capricho de sempre, com um tapete, inclusive, em homenagem ao bispo Dom Sergio Arthur Braschi.

No também Santuário Diocesano, mas à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Paróquia São José, os preparativos começaram há 20 dias, com a solicitação de fotografias dos paroquianos e suas famílias. Segundo a coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial, Juliane Pacheco Kossemba, será montado um grande álbum de família.  “Da família de São José”, destaca, citando que a montagem iniciou na semana passada. A procissão de Corpus Christi atrai às ruas, em média, 50 mil pessoas, que saem caminhando com o Santíssimo Sacramento pela Júlio de Castilho, Balduíno Taques, Vicente Machado e se concentram na Rua Benjamin Constant para a bênção final, feita pelo bispo Dom Sergio.        Os tapetes têm a largura de 1,5 metros e terão como tema de decoração e reflexão: ‘Eucaristia, pão da vida: comunhão, graça e missão’. O gesto concreto escolhido este ano é em prol do Hospital do Coração Bom Jesus, visto as dificuldades econômicas nestes últimos meses.

O hospital é uma entidade beneficente, filantrópica e religiosa, pertencente à Congregação das Irmãs Servas de Maria Imaculada. Poderão ser doados cobertores, mantas de casal, toalhas de banho brancas e fraldas geriátricas. No trajeto da procissão haverá pontos de coleta, com carros identificados. Doações poderão ser feitas via a chave PIX: responsabilidadesocial@hbj.com.brPela Diocese     Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizará a procissão por 600 metros, saindo da igreja matriz, logo depois da missa das 15 horas. Até quarta-feira, uma ação solidária estará coletando cobertores e mantas, que, a exemplo dos últimos anos, enfeitarão as vias do trajeto. Cobertores e desenhos feitos em cartolina.  Haverá missa também às 8h30.      

As quatro paróquias de Castro se unirão para celebrar Corpus Christi. A procissão sairá da Perpétuo Socorro, às 15 horas, e seguirá em direção à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Rio Branco, onde será dada a bênção final, em frente à praça.     União também em Telêmaco Borba, onde as paróquias Nossa Senhora de Fátima e São Pedro e São Paulo receberão seus paroquianos para a Santa Missa, às 15 horas na matriz Nossa Senhora de Fátima, para, em seguida, sair em procissão. O trajeto percorre toda a Avenida Chanceler Horácio Laffer até o cruzeiro, onde se encerra com a bênção. Os paroquianos também estarão juntos, a partir das 7 horas, na avenida, para a confecção dos tapetes, momento de partilha e solidariedade.    

A Paróquia Menino Deus, em Piraí do Sul, fará a procissão de Corpus Christi, na quinta-feira, a partir das 15 horas, com saída da Igreja São José em direção à matriz. O trajeto terá aproximadamente 1,1km. Como gesto concreto pede-se a doação de fraldas descartáveis, lenço umedecido e roupa de bebê para a Pastoral da Criança.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!