A Universidade Federal do Paraná (UFPR) deu início às inscrições para o Vestibular 2025 nesta quarta-feira (29). O prazo para se inscrever vai até 22 de agosto. Ao todo, são oferecidas 5.278 vagas em 124 cursos distribuídos pelos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo.
As inscrições devem ser realizadas no site do Núcleo de Concursos da UFPR, com uma taxa de R$ 195. Os candidatos que desejam solicitar isenção da taxa têm até 10 de julho para fazer o pedido, desde que atendam a critérios específicos como estar inscrito no Cadastro Único do governo federal ou ter cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular e comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo.
Do total de vagas, pelo menos 50% são reservadas para estudantes que completaram o ensino médio em escolas públicas. Dentro desta cota, há subdivisões para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e quilombolas, seguindo as novas diretrizes da Lei de Cotas. A partir deste ano, o limite de renda para a cota de baixa renda foi alterado para um salário mínimo por pessoa da família.
Os candidatos às vagas de cotas devem passar por bancas de validação. Pretos e pardos passam por entrevistas por videoconferência, enquanto os candidatos das outras categorias precisam enviar documentos comprobatórios. Cada curso também oferece uma vaga suplementar para pessoas com deficiência, disponível para qualquer candidato que comprove essa condição.
Principais datas do Vestibular 2025 da UFPR
– Período de inscrições: 29 de maio a 22 de agosto
– Solicitação de isenção da taxa: até 10 de julho
– Pagamento da taxa de inscrição: até 23 de agosto
– Solicitação de atendimento especializado: 29 de maio a 22 de agosto
– Solicitação de uso de nome social: 29 de maio a 23 de agosto
– Envio de documentação de quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência: 29 de maio a 22 de agosto
– Alteração de inscrição: até 27 de agosto
– Convocação para a banca de validação para pretos e pardos: 16 de setembro
– Bancas de validação para pretos e pardos: 23 de setembro a 4 de outubro
– Prova da primeira fase: 20 de outubro
– Provas da segunda fase: 1º e 2 de dezembro
A primeira fase do vestibular ocorre em 20 de outubro, com uma prova de 90 questões objetivas. A segunda fase será realizada em 1º e 2 de dezembro, incluindo uma prova de produção textual e provas de conhecimentos específicos, dependendo do curso. O resultado final está previsto para ser divulgado em 17 de janeiro de 2025.
Com informações: G1 Paraná