Israel e Hamas assinam primeira fase de plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza
Política Vitrine

Israel e Hamas assinam primeira fase de plano de cessar-fogo na Faixa de Gaza

09/10/2025 | 08:30 Por Redação MZ

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite de quarta-feira (8) que Israel e o grupo Hamas assinaram a primeira fase do plano de cessar-fogo que busca encerrar a guerra na Faixa de Gaza.

De acordo com uma publicação feita por Trump na rede Truth Social, o acordo prevê a libertação de todos os reféns israelenses e o recuo das tropas de Israel para uma “linha acordada”. O líder norte-americano afirmou ainda que o dia representa “um grande avanço para o mundo árabe e muçulmano” e agradeceu o papel dos mediadores do Catar, Egito e Turquia nas negociações.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reagiu ao anúncio dizendo que, “com a ajuda de Deus, traremos todos para casa”, em referência aos reféns mantidos em Gaza.

Em comunicado, o Hamas confirmou a assinatura do acordo e pediu que os Estados Unidos e outros países garantam que Israel cumpra integralmente os termos do cessar-fogo.

Segundo representantes do Catar, os detalhes da implementação do plano serão divulgados posteriormente. O governo do país afirmou que o consenso sobre os mecanismos da primeira fase deverá levar ao fim da guerra, à libertação de reféns israelenses e prisioneiros palestinos, além de permitir a entrada de ajuda humanitária na região.

O acordo representa o passo mais significativo até agora nas negociações para encerrar o conflito em Gaza.