PUBLICIDADE

Jaguariaíva
min. 06º – máx. 19º

Jaguariaíva

Ouça agora:

Jaguariaíva
18º, 28º

Ouça agora:

Paraná registra taxa de 1,4 feminicídio por 100 mil mulheres em 2025, aponta Anuário

Compartilhe:

Estado ocupa a 14ª posição no ranking nacional de feminicídios. Mato Grosso aparece entre os estados com os maiores índices do país.

Paraná ocupa a 14ª posição no ranking

O Paraná registrou uma taxa de 1,4 feminicídio para cada 100 mil mulheres em 2025, de acordo com o 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com esse índice, o estado ocupa a 14ª posição no ranking nacional, empatado com o Maranhão. Os dados refletem o cenário da violência contra a mulher no Brasil e reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e proteção das vítimas.

Mato Grosso tem um dos maiores índices do país

O levantamento aponta que Mato Grosso registrou a terceira maior taxa de feminicídios do Brasil em 2025, com 2,7 casos por 100 mil mulheres, totalizando 54 vítimas ao longo do ano.

O estado ficou atrás apenas de Acre e Rondônia.

Medidas protetivas não impediram parte dos crimes

Segundo o estudo, sete mulheres assassinadas em Mato Grosso possuíam Medida Protetiva de Urgência em vigor no momento do crime.

O dado evidencia os desafios enfrentados pelos órgãos de segurança e pelo sistema de proteção às mulheres em situação de violência, mesmo quando há decisões judiciais determinando medidas de proteção.

Casos marcaram o levantamento

Entre os casos destacados no levantamento estão o assassinato da estudante Jacyra Grampola, morta a tiros pelo ex-namorado em um pesqueiro no município de Sorriso, da fonoaudióloga Ana Paula, morta a facadas pelo marido em Sinop após uma discussão religiosa, e de Regiane Alves, assassinada em Confresa enquanto segurava a filha no colo.

 

Compartilhe:

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trump se irrita ao ser questionado sobre arma nuclear contra o Irã:
Queima controlada atinge 120 hectares no Parque Vila Velha e ajuda a prevenir grandes incêndios
Grande Auditório do Cine-Teatro Ópera reabre com três noites de programação especial
Neymar nega fala sobre pensão dos filhos, mas diz concordar com a mensagem
Super El Niño avança e pode levar o Brasil a extremos climáticos; Paraná entra em alerta

MZ Play

Fenômeno Mundial na Internet Overdriver Duo faz show em Curitiba

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE