Janeiro inicia com posses de novos párocos nos Campos Gerais
Cidades Vitrine

Janeiro inicia com posses de novos párocos nos Campos Gerais

06/01/2026 | 11:56 Por redacao mz

Janeiro começou com um forte sinal de renovação pastoral na Diocese de Ponta Grossa. No primeiro fim de semana do ano, três comunidades celebraram a posse de seus novos párocos, em missas presididas pelo bispo diocesano, Dom Bruno Elizeu Versari. As nomeações, todas com provisão canônica de seis anos, marcam o início de novas etapas de missão, serviço e caminhada junto ao povo de Deus.

As celebrações foram marcadas por expressiva participação dos fiéis, com presença significativa de paroquianos, coordenadores das pastorais e representantes dos movimentos das respectivas comunidades, evidenciando o envolvimento do povo de Deus no acolhimento dos novos párocos e no início das novas etapas pastorais.
Durante as missas de posse, a Igreja expressa, por meio de gestos e símbolos litúrgicos, a missão confiada ao novo pároco. No rito próprio, o bispo entrega ao sacerdote os sinais do ministério pastoral: a chave da igreja e do sacrário, convidando-o a um momento de oração diante do Santíssimo Sacramento; a água do batismo e os óleos santos, que recordam o cuidado com a iniciação cristã; a estola roxa, sinal do ministério da reconciliação; e o Santo Evangelho, confiado ao novo pároco, que o proclama na celebração, assumindo publicamente a missão de anunciar a Palavra à comunidade.

Em Castro, o padre Leonel Stanski assumiu como pároco da Paróquia Sant’Ana de Castro, sendo acolhido pela comunidade com espírito de gratidão e esperança. A celebração reforçou o compromisso da paróquia com a vida comunitária, a evangelização e o fortalecimento dos laços pastorais.
Já em Ponta Grossa, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebrou a posse do padre Sandro José Brandt, que, além da missão paroquial, assumiu também o serviço de ecônomo da Diocese de Ponta Grossa. Em sua fala, o padre destacou o desejo de caminhar junto com a comunidade, somando esforços, partilhando sonhos e vivendo a Igreja como família, feita de vínculos, afeto e corresponsabilidade

Outro momento marcante do fim de semana foi a posse do padre Pedro Cláudio Mendes como pároco da Paróquia Santa Isabel de Portugal, recém-criada a partir da elevação de capela à condição de paróquia, iniciando uma nova etapa na história daquela comunidade.

Próximas posses

Além das posses já realizadas, o calendário de janeiro segue com novos envios pastorais. Também assumem como párocos o padre Jorge Augusto Schereda Chuchene, na Paróquia São Sebastião, em Fernandes Pinheiro, e o padre Marcelo Rodrigues do Carmo, que assume a recém-criada Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Ponta Grossa. Outras posses estão previstas para o mês de fevereiro.
As posses realizadas e anunciadas para este início de ano expressam o dinamismo pastoral da Diocese de Ponta Grossa. Confiados às comunidades por um período de seis anos, os párocos são enviados para caminhar com o povo, fortalecer os projetos pastorais e testemunhar uma Igreja viva, missionária e em constante renovação. Todas as celebrações são acompanhadas pelo padre Athanagildo Vaz Neto, chanceler diocesano, responsável por auxiliar o bispo com a emissão, registro e preservação dos atos da cúria.