Everton Felipe, jogador com passagens por Sport, São Paulo, Athletico-PR, Cruzeiro e Atlético-GO, anunciou ontem (5) sua aposentadoria precoce aos 26 anos.
Em um emocionado desabafo no Instagram, o meia revelou, entre lágrimas, que as persistentes dores no joelho o forçaram a encerrar a carreira. Everton Felipe, revelado pelo Sport, culpou o clube pernambucano por não cumprir com o que havia sido acordado verbalmente e por contrato, responsabilizando a antiga diretoria por “arruinar a vida de um menino”.
Veja a íntegra de seu depoimento:
“Bom dia, boa tarde, boa noite. Não sei quando vocês vão estar vendo este vídeo, mas depois de muito tempo me preparando para falar, finalmente estou aqui. Adiei por muito tempo, mas agora não tem volta. Quem me acompanha no Instagram sabe das minhas lutas diárias, fazendo fisioterapia todos os dias para tentar voltar a jogar futebol. Mas as dores não passam e é muito complicado. Meu último jogo pelo Sport foi em 2/8/2022. Depois disso, informei ao clube e ao departamento médico sobre as dores no joelho que me impediam de correr. Tentei tratamentos conservadores e voltei a treinar, mas as dores persistiam. Durante esse período, recebi uma proposta do Portimonense, de Portugal, e estava quase tudo certo, mas o Sport fez uma proposta e eu fiquei. Durante esse tempo, as dores continuaram e o Sport não cumpriu com o que foi acordado verbalmente e nem em contrato. Já provei isso para vocês. Para mim, a palavra vale mais que qualquer contrato, mas no futebol isso não existe. No Sport, muito menos.
Sou eternamente grato ao clube, à instituição e à torcida, que amarei até o último dia da minha vida. Entrar em campo e ouvir a torcida cantando é algo de que sinto falta todos os dias. Mas os diretores e o presidente daquele momento, que ainda estão no clube, acabaram com a vida de um menino de 24 anos, me largaram machucado. Ninguém do Sport me ligou durante esses dois anos de tratamento. Tive oito anos de clube, nunca faltei a um treino e sempre dei minha vida em campo. Acho que não merecia essa falta de respeito, mas futebol é assim.
Agradeço a Laércio Guerra, que me incentivou a tratar e tentar voltar a jogar futebol, e a Paulinho, que me acompanhou no Retrô e virou um amigo. A Dr. Luiz Marcos Braga, minha eterna gratidão. A Lucas, meu fisioterapeuta atual, obrigado por me atender sempre. Agradeço também à minha tia Rô, que me ajuda a manter a cabeça no lugar.
Infelizmente, venho dizer que estou me aposentando do futebol. Não estou conseguindo me recuperar para fazer o que amo. Seguirei meu tratamento e, se Deus quiser, poderei voltar a jogar. Mas, por ora, minha história no futebol se encerra aqui. Estou um pouco perdido, mas tenho fé que tudo acontece por uma razão. Agradeço a todos pelo carinho e torcida. Quando lembrarem de mim, lembrem com alegria. A dor é pesada, mas tenho fé que tudo tem um propósito. Obrigado a todos, beijo no coração e até breve. Quem sabe um dia o futebol volte à minha vida.”
Everton Felipe iniciou sua carreira no Sport em 2016, despertando o interesse do São Paulo. No entanto, após deixar a Ilha do Retiro, não conseguiu manter uma sequência de jogos. Pelo São Paulo, jogou apenas 20 partidas e, em seguida, foi emprestado para Athletico-PR, Cruzeiro e Atlético-GO, acumulando apenas 28 jogos nos três clubes. Em 2021, retornou ao Sport, onde atuou em 38 partidas até 2022.