Julgamento de Jocelito Canto será retomado nesta sexta-feira (02)
Política Ponta Grossa

Julgamento de Jocelito Canto será retomado nesta sexta-feira (02)

01/08/2024 | 17:45 Por Redação

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta sexta-feira (2) o julgamento de Jocelito Canto, ex-prefeito de Ponta Grossa, que busca reverter a cassação de seu mandato como deputado federal, cargo para o qual foi eleito em 2022.

Em maio, o ministro Luiz Fux, relator do caso, votou contra o agravo apresentado por Jocelito. Os ministros Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia acompanharam o voto de Fux. O processo foi interrompido após o ministro Cristiano Zanin pedir vistas, mas ele já devolveu os autos, permitindo a retomada do julgamento. A conclusão do caso está prevista para a próxima sexta-feira, dia 9 de agosto.

Além de tentar recuperar o mandato, Jocelito também buscava reverter a cassação de seus direitos políticos, visando participar da disputa pela Prefeitura de Ponta Grossa. No entanto, o julgamento no STF pode se estender além do prazo final para as convenções partidárias, que é dia 5 de agosto. Por conta disso, o “Grupo dos Canto” antecipou a decisão e lançou a candidatura de Mabel, confirmada na convenção do PSDB em 24 de julho.

Após receber mais de 74 mil votos nas Eleições de 2022, ele recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após ter sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em setembro do mesmo ano. No entanto, o TSE rejeitou o recurso, mantendo a decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR).

1.050 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!