A Câmara Municipal de Ponta Grossa vota na próxima segunda-feira (7), em primeira discussão, o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa ao atleta paralímpico Daniel de Faria Dias, considerado o maior nadador da história do Brasil nas Paralimpíadas. A autoria é do vereador Dr. Zeca (União).
A iniciativa visa reconhecer a trajetória de superação, excelência esportiva e contribuição social de Daniel, que esteve recentemente na cidade para conhecer projetos ligados ao esporte paralímpico. O projeto destaca que ele é “merecedor da honraria pelos relevantes serviços prestados ao país e à causa da inclusão por meio do esporte”.
Natural de Campinas, Daniel nasceu com má-formação congênita nos membros superiores e na perna direita. Aos 16 anos, começou a nadar como forma de reabilitação e rapidamente transformou a prática em carreira. Sua estreia internacional foi nos Jogos Parapan-Americanos do Rio, em 2007, e desde então acumulou resultados impressionantes:
-
27 medalhas paralímpicas (14 de ouro, 7 de prata e 6 de bronze)
-
Participações nos Jogos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020
-
40 medalhas em Campeonatos Mundiais, sendo 31 de ouro
-
100% de aproveitamento nos Parapans, com 33 vitórias em 33 provas
Além dos feitos nas piscinas, Daniel foi três vezes vencedor do Laureus World Sports Awards, prêmio conhecido como o “Oscar do Esporte”, e foi eleito seis vezes o melhor nadador paralímpico do mundo pelo Comitê Paralímpico Internacional.
Desde sua aposentadoria em 2021, após os Jogos de Tóquio, Daniel se dedica a iniciativas sociais, com destaque para o Instituto Daniel Dias, criado em 2014, que promove o esporte como ferramenta de inclusão.
A proposta, caso aprovada nas duas votações, reconhecerá oficialmente Daniel Dias como Cidadão Honorário de Ponta Grossa. De acordo com certidão emitida pelo Tribunal de Justiça do Paraná, não há nenhum impedimento jurídico ou eleitoral que desabone sua homenagem.