Nesta terça-feira (22), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), publicou ato que proíbe a realização de reuniões de comissões da Casa até o dia 1º de agosto.
A decisão do presidente foi tomada após deputados apoiadores de Jair Bolsonaro marcarem para esta terça sessões de comissões comandadas pelo PL, a fim de aprovarem medidas de apoio ao ex-presidente.
“Fica vedada, no período de 22 de julho a 1º de agosto de 2025, a realização de reuniões de comissões da Câmara dos Deputados. Este Ato entra em vigor na data de sua publicação”, diz o documento publicado pelo presidente da Câmara.
Além de marcar reuniões das comissões, a bancada do PL na Câmara nesta segunda-feira (21) decidiu criadas três comissões internas, lideradas por deputados do PL:
A primeira uma alinhará a comunicação dos parlamentares de oposição, comandada pelo deputado Gustavo Gayer (PL-GO);
a segunda lidará com mobilizações internas no Congresso Nacional para dar andamento às pautas do partido, sob comando do deputado Cabo Gilberto (PL-PB);
a terceira lidará com mobilizações externas para “dar voz ao ex-presidente Jair Bolsonaro”, lideradas por Rodolfo Nogueira (PL-MS) e Zé Trovão (PL-SC).
Com informações do portal Metrópoles.