Mulher é vítima de racismo por funcionárias da loja Pernambucanas em Ponta Grossa
Ponta Grossa Vitrine

Mulher é vítima de racismo por funcionárias da loja Pernambucanas em Ponta Grossa

02/06/2023 | 15:55 Por Eduardo Matheus

Ela denunciou o caso como injúria racial na delegacia da cidade

Uma mulher afirmou em entrevista ao Portal MZ Notícia na última quarta-feira (31) que foi vítima de racismo no interior da loja Pernambucanas, localizada na região central de Ponta Grossa. A jovem relatou que duas funcionárias estavam trabalhando como caixa e que tiveram atitudes racistas no momento em que ela estava na fila para pagar as compras que realizou no estabelecimento comercial. Segundo a vítima, haviam várias pessoas na fila e somente ela foi questionada se teria condições.

“Ela (caixa) perguntou se eu teria condições de pagar por aquilo que estava na sacola e se teria saldo no cartão. Eu estava comprando roupa de frio para minha filha”, afirmou a mulher.

De acordo com a vítima, a caixa chamou a supervisora do setor para verificar a situação.  “Na hora que fui passar no caixa, ela chamou a companheira (supervisora) para falar: vê bem se ela vai ter condições de pagar essa conta e se ela tem dinheiro para isso. Ela falou em bom tom, e não cochichou”, disse.

A jovem ficou traumatizada com o fato.  Ela disse inclusive que iria relatar o caso para a gerência da loja e uma das colaboradoras afirmou que seria a gerente. A vítima declarou que iria chamar a polícia. Na sequência, a caixa assumiu que não era a gerente e que encaminharia para a “gerente verdadeira’’.

A mulher, que prefere ser chamada de Maria, estava acompanhada com a filha e ficou abalada com toda a situação. “Foi uma atitude totalmente racista”, lamentou. A vítima ficou sem reação devido ao preconceito na hora pagar a conta.  Ela denunciou o caso na delegacia da cidade e luta por justiça.

A Loja Pernambucanas foi procurada, em nota, se manifestou sobre o caso:

A Pernambucanas informa que a abordagem utilizada no atendimento feito na loja de Ponta Grossa (PR) no último dia 12/5 à cliente é a mesma aplicada a todos os clientes no momento de efetuar o pagamento. A colaboradora apenas seguiu o script de atendimento. Com 115 anos de história, a companhia possui a diversidade e o respeito como seus valores institucionais e repudia toda e qualquer conduta desrespeitosa ou discriminatória. A marca reforça que suas mais de 500 lojas pelo país são formadas por equipes de colaboradores negros, em sua maioria.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!