A Prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, divulgou na segunda-feira (27) a lista de classificados para o cadastro de reserva de professores, e o nome do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro apareceu como o primeiro colocado.
No entanto, a prefeitura esclareceu que se trata de um caso de uso de dados falsos. O candidato inscrito como Jair Messias Bolsonaro, de 29 anos, concorria a uma vaga de professor de Educação Física, com salário de R$ 2.403,73, sob o regime de designação temporária (DT).
A Secretaria de Educação de São Mateus informou que o nome no resultado classificatório é resultado de uma inscrição fraudulenta e que o processo ainda não é considerado final. Os próximos passos do processo seletivo incluem a análise de documentos entre os dias 27 e 29 de janeiro, a publicação do resultado preliminar após essa análise, a possibilidade de recurso do resultado preliminar pelos candidatos, e a publicação do resultado final após os recursos.
A disponibilização de links e convocações será feita conforme o anexo VII do edital. O Conselho Regional de Educação Física (CREF22/ES) confirmou que o nome Jair Messias Bolsonaro não consta em seu registro. Em nota oficial, o órgão destacou que seu papel é regulamentar e fiscalizar a profissão, garantindo que apenas profissionais habilitados atuem.
O edital do processo seletivo foi divulgado pela prefeitura no dia 21 de janeiro e inclui cargos como professor, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social, cuidador, secretário escolar, coordenador de turno, auxiliar de educação infantil e motorista de transporte escolar.
com informações via g1