Nova lei autoriza crianças e adolescentes a visitar pais internados
Brasil Política

Nova lei autoriza crianças e adolescentes a visitar pais internados

07/08/2024 | 17:45 Por Redação

Uma nova lei que garante o direito de crianças e adolescentes visitarem seus pais internados em hospitais foi sancionada nesta semana. A norma, que entra em vigor em 180 dias, tem como objetivo reduzir a ansiedade dos pacientes, promovendo o contato familiar durante a internação.

Essa medida faz parte das ações da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde destacou que a ampliação das visitas busca assegurar que os pacientes mantenham o acesso ao seu círculo social, o que é essencial para o tratamento. “O direito de receber pessoas conhecidas e familiares, bem como de ter um acompanhante, concretiza o conceito da clínica ampliada e torna as visitações parte do tratamento”, afirmou o ministério.

Para permitir a entrada de menores nas unidades de saúde, as equipes multiprofissionais farão um acolhimento cuidadoso, seguindo protocolos clínicos para evitar infecções. O ministério também enfatizou a necessidade de mudar a percepção de que o ambiente hospitalar é “impróprio, frio e hostil”, apontando que a presença de visitas pode reduzir o estado de alerta e ansiedade dos pacientes.

Desde 2003, a Política Nacional de Humanização busca aplicar os princípios do SUS na rotina das práticas de atenção e gestão, melhorando a saúde pública no Brasil. O Ministério da Saúde ressaltou que a comunicação entre usuários, trabalhadores e gestores é essencial para promover mudanças que aprimorem o cuidado e a organização do trabalho na área da saúde.

 

Com informações: Agência Brasil | Foto:Comunicação HUB

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!