Novo papa já visitou a cidade de Ponta Grossa em 2002
Ponta Grossa Vitrine

Novo papa já visitou a cidade de Ponta Grossa em 2002

09/05/2025 | 09:31 Por redacao mz

O recém-eleito papa Leão XIV, nome adotado por Robert Francis Prevost ao assumir o pontificado nesta quinta-feira (8), tem uma conexão pouco conhecida com o Paraná. Em 2002, quando ainda atuava como uma das principais lideranças da Ordem de Santo Agostinho, ele visitou a cidade de Ponta Grossa durante uma missão pastoral às comunidades agostinianas do estado. Na ocasião, o bispo da Diocese local era Dom João Braz de Aviz. O agora líder da Igreja Católica também visitou Rolândia e a capital Curitiba na ocasião.

A passagem pelo município fez parte de uma série de visitas da ordem ao Brasil no início dos anos 2000, antes de Prevost retomar sua missão no Peru. Lá, ele continuou seu trabalho pastoral e, em 2014, foi nomeado administrador apostólico da Diocese de Chiclayo. No mesmo ano, foi ordenado bispo, cargo que ocupou por quase uma década. Já em 2023, recebeu o título de cardeal — e em menos de dois anos, alcançou o mais alto posto da Igreja Católica, algo considerado incomum na história recente da instituição.

A escolha de Leão XIV foi confirmada após o tradicional conclave, no qual pelo menos 89 dos 133 cardeais votantes optaram por seu nome — o que representa mais de dois terços dos votos exigidos. Ele se torna assim o 267º papa da Igreja. O anúncio oficial ao mundo veio às 13h07 (horário de Brasília), quando a fumaça branca saiu pela chaminé da Capela Sistina, sinalizando o fim da votação.