Número de escolas cívico-militares deve passar de 300 no Paraná
Paraná Política Vitrine

Número de escolas cívico-militares deve passar de 300 no Paraná

04/12/2023 | 14:38 Por Redação MZ

 A Secretaria de Estado da Educação publicou hoje (4) um edital para que três colégios estaduais realizem consultas públicas sobre a adesão ao modelo cívico-militar. Ao todo, 28 escolas passarão por esse processo em dezembro. Em novembro, 83 colégios do Paraná decidiram adotar o modelo, que foi encerrado pelo governo federal.  No entanto é mantido pelo governo do Estado.  Para o próximo ano, o número de escolas cívico-militares  pode passar de 300.

As consultas públicas dos 28 colégios listados acontecem entre os dias 11 e 19 de dezembro. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, as consultas atendem o interesse das comunidades locais. Todas as escolas são de ensino regular (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio). Professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos podem votar.

“Na primeira consulta realizada neste ano, 83 escolas aderiram ao modelo. Compreendendo a importância da participação de todas as instituições no processo de transição, foi aberta uma nova oportunidade para outras escolas que já tinham manifestado interesse prévio de também alcançarem tal possibilidade. Agora, elas têm a chance de aderir ao modelo”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

O resultado das votações deve ser divulgado logo após o pleito. Caso a adoção ao modelo cívico-militar seja aprovada pelas consultas públicas, a mudança deve ocorrer a partir do próximo ano letivo, que começa em janeiro de 2024. A proposta resgata militares da reserva para atuar na gestão administrativa das unidades educacionais. Recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto do Governo do Paraná que aumentou de R$ 3,5 para R$ 5,5 mil a gratificação aos policiais inativos que atuam nos colégios cívico-militares.

A escola cívico- militar é um modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020.

Hoje, o estado tem 194 colégios no modelo estadual, além de 12 no modelo federal, que será descontinuado a partir de 2024. Com a absorção desses 12 colégios e das dezenas de escolas que aprovaram esse modelo em consultas públicas, deve passar de 300 o número de unidades a partir de 2024.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!