Esporte Vitrine

Octacampeão mundial, Magrela da Muzenza, fala sobre ‘Volta do Mundo- Bambas’ na Suécia em 2024

05/12/2023 | 11:58 Por Eduardo Matheus Modificado em 05, dezembro, 2023 9:04

Estocolmo, a cidade que dança entre os rios e abraça a cultura nórdica, está prestes a testemunhar um novo capítulo na história da capoeira. Atletas renomados no universo da capoeiragem desembarcarão na Suécia, em 20 de novembro do próximo ano, para eletrizantes combates que irão tirar o fôlego dos amantes da arte genuinamente brasileira.

A Suécia abrirá suas portas para atletas de diversos países, transformando-se no epicentro e a apoteose da luta. Os verdadeiros campeões serão consagrados os heróis da capoeira. O Volta do Mundo – Bambas (VMB) resgatou o orgulho do capoeirista e conquistou destaque mundial.

O vencedor do desafio internacional do VMB, o paranaense, Flavio Oliveira da Silva Dhein, de 37 anos, conhecido no universo da Capoeira como contramestre Magrela da Muzenza concedeu recentemente entrevista ao Portal Mz Notícia e falou sobre a expansão da competição ‘Volta do Mundo – Bambas’ para a Europa, em 2024.

Magrela é tricampeão europeu e heptacampeão mundial pelo Grupo Muzenza de Capoeira. Ele é detentor de inúmeros títulos internacionais.

Portal MZ Notícia – Como você avalia esta expansão da competição Volta do Mundo- Bambas para a Europa em 2024?

Magrela Muzenza – É uma excelente abertura tanto para visibilidade dos atletas do Velho mundo como também para atletas de outros continentes. Tendo assim duas opções para desfrutar:
Primeira como atletas participando do VMB ou vindo para assistir em primeira pessoa o evento que é maravilhoso, com uma logística fantástica e profissionalismo, trazendo assim para o mundo da capoeira um espetáculo e entretenimento como por exemplo ir presenciar uma super luta de Boxe, um evento do UFC ou a final de qualquer esporte de elite como basquete, jogos olímpicos, etc. Para o VMB, é uma grande oportunidade de mostrar a beleza, a riqueza e o poder de entretenimento que a capoeira tem como esporte, atraindo mais olhares, marcas, entidades particulares ou governamentais e sobre tudo o que eu vejo mais interessante captar o público leigo que conhece pouco ou quase nada da capoeira, porque esses são os que irão mover o nosso mundo, buscando fazer capoeira, se interessando pela mesma e fazendo que o nosso nicho se eleve a outro patamar.

Portal MZ Notícia – Magrela, o que você espera desta edição do VMB em terras europeias?

Magrela Muzenza – Espero uma divulgação ainda maior da capoeira no velho mundo. A capoeira aqui na Europa em muitos países como Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Polônia entre outros países para não vou citar todos, existem trabalhos de grande qualidade em vários aspectos como capoerista nativos europeus tocando, cantando, falando português e jogando muita capoeira aonde já não conseguimos fazer uma distinção se é um capoeirista brasileiro ou não. E todos esses avanços é graças os trabalhos de profissionais brasileiros, professores e mestre que plantaram essa semente aqui. A expectativa minha com o VMB é que venha colocar luz em todos esses atletas, cheio de talentos e que eles possam brilhar na capoeira, dando também possibilidades para seus mestre ou outros profissionais específicos na área esportiva da capoeira aparecerem como coach (treinadores) e preparadores de atletas aonde abre campo e profissionaliza vários outros seguimentos da capoeira, como também a galera que gosta da parte musical e instrumental da capoeira, isso é o ponto interessante do VMB que proporciona essa oportunidade para várias facetas da capoeira.
Mas para mim o mais importante é que o evento consiga furar a bolha e chegar a patamares maiores fora do nosso âmbito da capoeira, que consiga chegar a pessoas que não conheçam a capoeira como esporte, como saúde e inclusive como entretenimento de fim de semana, aonde possam assistir um evento de capoeira ao vivo na arena, ou pela TV, ou Streaming, igual quando sentamos pra ver um jogo de futebol, uma corrida de Formula1, um evento do UFC.
Esse para mim é a maior conquista que o VMB possa conseguir e transmitir aqui na Europa e também para o mundo todo, e por esses e outros motivos é que também apoio a causa para ver um futuro maior e melhor, talvez para mim seja tarde para desfrutar de todos esses benefícios como atletas más sentirei prazer em ver meus alunos e os alunos dos meus alunos fazendo carreira nesse esporte como atleta e se puder estarei do outro lado auxiliando eles quando pendurar minha corda.

Portal MZ Notícia – Você leciona Capoeira há mais de17 anos na Europa, como você destaca a importância do VMB em solo europeu na valorização do capoeirista do velho continente?

Magrela Muzenza – Ainda é um pouco recente para falar sobre essa valorização, porém podemos falar da iniciativa que está tendo em proporcionar visibilidade para os capoeirista que trabalham e treinam no exterior, especificamente na Europa. Só de abrir uma categoria Internacional isso abrangem não só a Europa, mas também motiva os atletas de outros quatros continentes a ter interesse a se preparar para poder participar de algumas seletivas e poder entrar no ranking do VMB. Podemos falar também que o VMB a cada edição se está superando, e vem cheio de novidades e através dessa abertura de uma categoria Internacional haverá em novembro 2024 uma seletiva na Suécia, que dará visibilidade e oportunidade para muitos atletas bons de capoeira a participar, inclusive de fora do continente europeu, sendo assim de um melhor acesso para eles a vinda ao velho mundo para poder participar. Mas é isso, essa valorização vai vim e virá com o tempo, sobre tudo com o apoio de todos da comunidade da capoeira, mas penso que a nossa missão agora é mostrar trabalho, nos como atletas dar o nosso melhor e o VMB como organização para proporciona o melhor cenário para esse desenvolvimento. É um trabalho em conjunto, devemos extinguir aquele tempo da capoeira unilateral, trabalhos fechados e isolados, agora é momento de trazer a pluralidade de um trabalho em conjunto com todos os setores, lembrando sempre que estamos falando somente de uma vertente da capoeira, não ela como um todo, falamos aqui somente da capoeira como esporte.

Portal MZ Notícia– Qual é o recado que você deixa aos capoeiristas do mundo que sonham em chegar a uma competição de alto nível como o VMB?

Magrela Muzenza– O VMB está fazendo diversas parcerias com grupos e organizadores de eventos de competições de capoeira para o ranqueamento e participação no VMB, isso abriu muitas oportunidades, facilitando assim aos atletas correrem vários campeonatos tanto dentro como fora do Brasil aumentando assim as possibilidades de entrar para o ranking dos selecionados, estive agora, a duas semanas atrás no campeonato europeu promovido pelo Grupo Muzenza e organizado pelos mestres Burguês e Sargento no qual na competição teve vários países participando inclusive de fora da Europa e com atletas de alto nível, ganhando em suas respectivas categorias e entrando para o ranking do VMB e mostrando todo seu potencial na competição.
Deixo aqui meu incentivo a todos que gostam desta parte da capoeira, de competições que treinem e se dediquem, não é fácil, mas nada nessa vida é, porém se você está determinado a escolher este caminho dentro da capoeira, faça com profissionalismo, busque um mentor, coach, mestre ou treinador para te auxiliar na preparação pois o nível está muito alto. O que sempre digo meus alunos é: – campeonato não é uma roda tradicional de capoeira.
Hoje eu exerço as duas funções sou atleta e coach de atletas com bons desempenho em competições, tenho alunos campeões Mundiais, europeu e espanhol, em esse último europeu de capoeira com selo VMB, a minha equipe composta com atletas para disputar 10 categorias conseguimos pódio em 8, tendo assim 80% de aproveitamento na competição, fiquei muito feliz pelo resultado e sobre todo pelo o esforço que tiveram no dia a dia dentro da academia, no qual pude transmitir meu 26 anos de experiência competindo em campeonatos de capoeira, dedicação que me trouxe bons resultados a nível também pessoal sendo o atual campeão Internacional do VMB, e títulos europeus e 8 títulos mundiais, posso afirmar com credibilidade que a dedicação, resiliência e um bom orientador faz toda à diferença.
Desejo a todos muita capoeira e bons treinos, e dizer que em muitas das novidades que vem por ai no VMB, em breve teremos mais um cinturão para ser disputado no VMB além do cinturão absoluto, se abrirá também um cinturão para a categoria Internacional.

Em 27 de janeiro de 2024, a Arena 1 do Parque Olímpico será o palco do VMB4, uma continuação do sucesso estrondoso do VMB 50k, realizado no Pão de Açúcar, em julho. A organização mantém sua promessa de distribuir uma premiação robusta de 50 mil, com disputas de cinturão acirradas nas categorias masculina e feminina.

O ápice da competição será o embate pelo cinturão entre o atual campeão Erick Maia e o capoeirista, lutador de MMA e ator Barrãozinho. Uma batalha que irá além das cordas e promete escrever mais uma passagem emocionante na história da capoeira moderna. Além disso, o público poderá assistir o eletrizante combate da categoria internacional, entre Magrela da Espanha e Haiti da França.

Novo comentário

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!