Oposição autoproclama Edmundo González como presidente da Venezuela
Mundo Política

Oposição autoproclama Edmundo González como presidente da Venezuela

05/08/2024 | 18:15 Por Redação

A oposição ao governo de Nicolás Maduro, liderada por María Corina Machado, autoproclamou o ex-diplomata Edmundo González como o novo presidente da Venezuela, em resposta às controvérsias envolvendo as eleições realizadas em 28 de julho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) por meio de um comunicado oficial.

“Nós ganhamos essa eleição sem discussão alguma. Foi uma avalanche eleitoral, cheia de energia e com uma organização cidadã admirável, pacífica, democrática e com resultados irreversíveis”, afirmaram Machado e González no documento. “Agora cabe a todos nós respeitar a voz do povo. A proclamação de Edmundo González Urrutia como presidente eleito da República procede imediatamente.”

Desde que Maduro foi declarado vencedor, a coligação de oposição tem questionado a reeleição do líder chavista e pedido o reconhecimento internacional de Edmundo González como o verdadeiro presidente eleito da Venezuela.

De acordo com a campanha de González, ele superou Maduro com uma vantagem de mais de 3,9 milhões de votos, baseando-se em atas eleitorais obtidas pela coligação. No entanto, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela reafirmou na última sexta-feira (2) a vitória de Maduro, com 51,95% dos votos válidos. O CNE, controlado por autoridades chavistas, ainda não apresentou as atas eleitorais, alegando que um suposto ataque hacker está atrasando a divulgação dos registros.

 

Com informações: Metrópoles |Foto: Alfredo Lasry R/Getty Images

253 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!