Otan fará maior exercício militar desde a Guerra Fria
Mundo Política Vitrine

Otan fará maior exercício militar desde a Guerra Fria

19/01/2024 | 14:57 Por Redação MZ

Em um sinal explícito de advertência à Rússia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) anunciou a mobilização de mais de 90 mil soldados para um exercício no flanco leste da aliança que começa na semana que vem e segue até maio.

É a primeira vez desde o fim da Guerra Fria (1947-1991) que um contingente desta magnitude será mobilizado pela aliança.

O número é mais do que o dobro do que os 40 mil originalmente previstos na operação “Steadfast Defender” (defensor inabalável, em tradução livre), cujo objetivo autodeclarado é deixar claro para o Kremlin que os 31 países da aliança e a recém-chegada Suécia, que está em processo de adesão à Otan, estão prontos para reagir de forma rápida e eficaz a uma eventual agressão do regime de Vladimir Putin.

Aliança se prepara para conflito com a Rússia

“Estamos nos preparando para um conflito com a Rússia e grupos terroristas”, disse o presidente do Comitê Militar da Otan, o almirante holandês Rob Bauer. “Se nos atacarem, precisamos estar prontos.”

Em um cenário desses, o chamado Artigo 5 do Tratado do Atlântico Norte seria invocado. Este artigo regula o compromisso de assistência mútua na aliança e determina que um ataque armado contra um ou mais membros é considerado um ataque contra todos.

48 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!