Um homem, de 44 anos, foi preso na última sexta-feira (27) pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR), em Ponta Grossa. Ele é suspeito de abusar sexualmente de fiéis durante cultos religiosos. Conforme revelou hoje (30) a delegada Ana Paula Cunha, do Núcleo de Combate a Crimes contra a Infância e Adolescência (Nucria) de Ponta Grossa, o líder religioso “Pai de Santo”, é acusado de abusar sexualmente de adolescentes, utilizando-se da fé das vítimas de 16 anos, as quais eram induzidas a participar de cultos específicos, onde o investigado aproveitava do momento para acariciar os corpos das vítimas.
De acordo com a polícia, os fatos ocorriam no próprio terreiro de umbanda, longe dos olhos de testemunhas. Além das vítimas adolescentes, o investigado ainda teria abusado sexualmente de vítimas adultas, fatos que estão sendo devidamente apurados através de investigações junto ao 2º Distrito Policial de Ponta Grossa,
A delega Ana Paula informou que chegaram ao conhecimento do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa três boletins de ocorrência relatando que um homem de 44 anos de idade, aproveitando-se da sua condição de pai de santo junto a um terreiro de umbanda local, abusou sexualmente de, pelo menos, três jovens.
Segundo a investigação, as vítimas, todas do sexo masculino, com idades entre 18 e 20 anos, eram ludibriadas pelo investigado que, aproveitando-se da fé dos jovens, lhes afirmava que estes deveriam ser submetidos a rituais específicos de purificação, consistentes na prática de relações sexuais. Ao questionarem o ato e se negarem a participar de tais práticas os jovens passaram a ser ameaçados pelo investigado.
A polícia informou ainda que foi instaurada a devida investigação com o intuito de apurar a ocorrência dos crimes de estupro, violação sexual mediante fraude, importunação sexual e ameaça.