O Palmeiras deu um passo firme rumo ao seu quarto título da Copa Libertadores. Na noite desta quinta-feira (14), o time comandado por Abel Ferreira não tomou conhecimento do Universitario e venceu por 4 a 0, no Estádio Monumental, em Lima, no jogo de ida das oitavas de final.
Com o resultado, o Verdão pode até perder por três gols de diferença no duelo de volta — marcado para a próxima quinta-feira (21), às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo — que ainda assim avança às quartas. Já a equipe peruana precisará devolver o saldo de quatro gols para levar a disputa aos pênaltis ou vencer por cinco ou mais para se classificar diretamente. O retrospecto, porém, não ajuda: os peruanos não batem os paulistas desde 1979.
O adversário na próxima fase sairá do confronto entre River Plate e Libertad, que empataram sem gols no Paraguai e voltam a se enfrentar no Mâs Monumental, em Buenos Aires, também na quarta-feira (21), às 21h30.
Show alviverde desde o início
O Palmeiras abriu o placar logo aos seis minutos, quando Gustavo Gómez converteu pênalti sofrido por Vitor Roque. O gol colocou o paraguaio como o zagueiro com mais gols na história da Libertadores, igualando os 13 do chileno Rubén Espinoza. Cinco minutos depois, Flaco López aproveitou erro da defesa e fez o segundo.
Aos 29, foi a vez de Vitor Roque marcar o terceiro, após belo lançamento de Piquerez. O Universitario ainda tentou responder, mas a defesa palmeirense manteve a segurança.
Segundo tempo com vantagem numérica e gol para fechar a conta
A etapa final começou com o time da casa perdendo Williams Riveros, expulso aos sete minutos após falta dura em Flaco López. O Palmeiras aproveitou o espaço e, aos 29, Flaco voltou a balançar as redes, dessa vez de cabeça, após chute de Piquerez e falha do goleiro.
Agenda
Antes da partida decisiva pela Libertadores, o Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro. Terceiro colocado com 36 pontos, o Verdão enfrenta o Botafogo no domingo (17), às 20h30, no Estádio Nilton Santos. O líder Flamengo tem 40 pontos, o Cruzeiro aparece em segundo com 37, e o Botafogo é quinto, com 29.