A Secretaria de Saúde do Paraná anunciou nesta quinta-feira (7) a ampliação da vacinação contra a dengue para a faixa etária de 12 a 14 anos em todos os 30 municípios selecionados para a oferta da vacina. A decisão segue orientação da nota técnica emitida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
A medida foi tomada em resposta à baixa procura pela vacina nos municípios. De acordo com levantamento preliminar da Secretaria de Saúde, apenas 23,5% das doses recebidas do governo federal em 22 de fevereiro foram aplicadas. Dos 35.025 imunizantes distribuídos, apenas 8.252 foram administrados.
A pasta ressaltou que as vacinas têm validade até 30 de junho, dando aos municípios pouco mais de três meses para utilizar o imunizante. Enquanto isso, crianças de 10 e 11 anos continuam sendo vacinadas contra a dengue, conforme estabelecido desde o início da campanha.
Segundo o último boletim epidemiológico do estado, foram registrados 32.094 novos casos prováveis da doença, totalizando 187.594 casos desde agosto de 2023. O Paraná é o quarto estado com maior incidência de dengue, com 1.095 casos para cada 100 mil habitantes, ficando atrás do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Inicialmente, a vacinação contra a dengue era destinada apenas para crianças de 10 e 11 anos, devido à disponibilidade limitada de doses. No entanto, diante da baixa demanda, alguns estados, incluindo o Paraná, optaram por estender a faixa etária para adolescentes de 12 a 14 anos.
Com informações: Agência Brasil