A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta sexta-feira (1º) as práticas adotadas no processo de aquisição de medicamentos pelo Consórcio Paraná Saúde, durante o 10° encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O consórcio, formado em 1999, engloba 398 municípios do Estado, excluindo Curitiba, e centraliza a compra de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica para distribuição aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Essa estratégia visa obter economia de escala, simplificando o processo de aquisição e reduzindo os custos desses insumos. Em vez de cada município adquirir individualmente os quase 170 medicamentos atualmente adquiridos, a compra conjunta pelo consórcio otimiza os recursos e contribui para a eficiência do sistema de saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância de ampliar essa prática para os estados do Sul e Sudeste, visando a realização de compras em maior volume e a preços mais vantajosos. A colaboração entre as secretarias de saúde dessas regiões pode resultar em benefícios significativos, especialmente diante do aumento dos investimentos em medicamentos biológicos, como a insulina.
a2srj2