Com crescimento industrial de 4,2% em 2024, acima da média nacional, o Paraná registrou a maior expansão da produção entre os estados brasileiros em vários segmentos industriais no ano passado. É o que mostra um levantamento feito pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Um dos destaques foi a indústria paranaense de material elétrico, que registrou ampliação de 36,4% da produção física em 2024, superando por larga margem o resultado da Bahia (26,1%), que teve o segundo maior aumento nacional.
Com incremento de 12,7%, a indústria de móveis também liderou o ranking nacional, superando o Rio Grande do Sul, que teve crescimento de 11% no ano passado. Da mesma forma, a indústria madeireira paranaense encabeçou o ranking dos estados, com um aumento de 12,4% em 2024, acima da taxa de 8,9% registrada por Santa Catarina, segundo colocado.
Outro setor em que o Paraná liderou foi a produção de bebidas, com expansão de 9,9% no ano passado, superando em mais de três pontos percentuais o resultado do Ceará, que evoluiu 6,5%.
A expansão industrial se reflete, ainda, no crescimento de outros setores da economia e também movimenta o mercado de trabalho. O Paraná se tornou o terceiro maior empregador da indústria no Brasil, com 973 mil empregados no setor.
“A participação da indústria no PIB paranaense vem aumentando gradativamente, assim como o estoque de pessoas empregadas no setor”, salientou o diretor-presidente do Ipardes.