O Paraná recebeu nesta semana quase 400 ampolas do antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol. O envio foi feito pelo Ministério da Saúde como parte da segunda remessa do medicamento, que já contempla nove estados brasileiros diante do aumento de casos suspeitos e confirmados relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas.
As ampolas serão distribuídas nas unidades hospitalares do estado, reforçando a capacidade de resposta da rede pública de saúde. A distribuição faz parte de um estoque estratégico nacional estruturado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), garantindo a reposição conforme a demanda de estados e municípios.
Além do Paraná, também já foram atendidos Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Ao todo, já foram enviadas 1.125 ampolas do antídoto para o país.
Como parte do esforço emergencial, o Ministério da Saúde também adquiriu 2.500 unidades do antídoto Fomepizol de uma empresa japonesa, que doou outras 100, totalizando 2.600 unidades. A previsão é que o novo lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e comece a ser distribuído de acordo com o registro de casos e a necessidade local.
Até a última segunda-feira (6), o Brasil registrava 217 notificações de intoxicação por metanol. Desses casos, 17 foram confirmados e 200 seguem em investigação.
As autoridades de saúde reforçam o alerta à população para evitar o consumo de bebidas de origem desconhecida ou sem registro sanitário, principal causa dos casos de intoxicação registrados até o momento.