Paraná registra 72 mortes por meningite em 2024; paciente mais jovem tinha apenas 6 anos
Paraná Saúde Vitrine

Paraná registra 72 mortes por meningite em 2024; paciente mais jovem tinha apenas 6 anos

04/10/2024 | 16:15 Por Redação MZ

Neste sábado, o Dia Mundial de Combate às Meningites busca conscientizar sobre a gravidade da doença. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca que, desde o início do ano, 857 pessoas foram infectadas pela meningite no Paraná, resultando em 72 óbitos. Embora preocupante, o número de casos em 2024 representa uma redução de 27% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 1.173 casos e 73 mortes. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net). Entre 2019 e 2023, o estado contabilizou 6.402 casos e 429 mortes.

Os óbitos registrados em 2024 ocorreram entre 11 de janeiro e 26 de setembro, em áreas cobertas por 16 Regionais de Saúde. Das mortes, nove foram em crianças de até cinco anos, com o restante variando entre 6 e 85 anos. A meningite, considerada endêmica, pode ocorrer o ano todo, sendo as bacterianas mais frequentes no outono e inverno, e as virais na primavera e verão.

A meningite afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Embora possa atingir pessoas de todas as idades, crianças são as mais vulneráveis. “Acompanhamos o cenário e no Paraná nosso trabalho se reflete nessa redução de casos e mortes”, destacou o secretário de Saúde do Estado, César Neves.

Entre as principais medidas de prevenção está a vacinação, considerada a forma mais eficaz de combate à meningite. O Calendário Nacional de Vacinação oferece 19 vacinas para crianças de até 2 anos, incluindo cinco que protegem contra a meningite. Além disso, a manutenção de ambientes arejados, higiene adequada e evitar aglomerações também são formas de prevenção importantes.

Com informações: AEN e Nosso Dia | Foto: SESA