Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol
Paraná Política Vitrine

Paraná registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol

03/10/2025 | 14:41 Por Redação MZ

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou nesta sexta-feira (3) o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. O paciente, um homem de aproximadamente 60 anos, está internado no Hospital Cajuru, em Curitiba, sob acompanhamento médico.

 

O homem deu entrada no hospital após sofrer um atropelamento no último dia 1º e relatou consumo de bebida alcoólica destilada. Durante a internação, seu quadro clínico se agravou, apresentando sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Atualmente, ele permanece inconsciente e em estado grave.

 

Exames laboratoriais foram realizados para confirmar ou descartar a suspeita, e os resultados são esperados para este sábado (9). A Secretaria da Saúde do Paraná, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, acompanha a evolução do paciente.

 

Em nota, a Sesa informou que notificou o Ministério da Saúde sobre o caso e ressaltou que está em alerta para possíveis intoxicações por metanol no estado. A secretaria também orienta que, diante de sintomas relacionados à intoxicação e consumo de bebida alcoólica, a população procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospital para atendimento.

Além disso, em casos suspeitos, os serviços de saúde públicos e privados devem notificar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para receber orientações adequadas sobre conduta e tratamento.

Leia mais: PG está em alerta para temporal com granizo e ventos de até 60 km/h