O Paraná se consolida como um dos principais destinos turísticos do Brasil para estrangeiros em 2025.De janeiro a julho deste ano, o estado recebeu cerca de 710 mil turistas internacionais, ocupando a quarta posição no ranking nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira pela Embratur e pela Polícia Federal, e revela um aumento de 23,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Só no mês de julho, o número de visitantes internacionais chegou a 82,8 mil, o melhor resultado desde 2019.
Os vizinhos sul-americanos lideram as visitas: Paraguai e Argentina juntos representam 77% do total, com mais de 279 mil paraguaios e 274 mil argentinos.
Outros países que se destacam são os Estados Unidos, com 19 mil visitantes, Chile, com 15 mil, e o Reino Unido, com quase 10 mil turistas.
A maioria dos turistas chegou ao estado por via terrestre, totalizando mais de 682 mil entradas, o que coloca o Paraná na segunda posição do país nesse tipo de acesso, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul.
Já pelo ar, foram quase 25 mil desembarques em aeroportos paranaenses.
Com esses números, o Paraná reforça seu papel de destaque no turismo internacional, impulsionado por suas belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, e sua proximidade com países vizinhos.