Paraná supera crescimento da atividade econômica do Brasil pelo terceiro mês consecutivo
Economia Geral Vitrine

Paraná supera crescimento da atividade econômica do Brasil pelo terceiro mês consecutivo

27/08/2026 | 16:24 Por Redação MZ

Estado registrou avanço de 3,4% em junho, enquanto a atividade econômica nacional cresceu 2,4% no mesmo período, segundo dados do Banco Central.

Economia do Paraná cresce acima da média nacional

O Paraná superou pelo terceiro mês consecutivo a expansão da atividade econômica registrada pelo Brasil. Em junho de 2026, a economia paranaense avançou 3,4% na comparação com o mesmo mês de 2025, enquanto o crescimento nacional ficou em 2,4%.

O resultado mantém uma sequência de três meses em que o desempenho do Paraná ficou acima do registrado pelo país.

Em abril, a atividade econômica do Estado cresceu 1,9%, contra 1,2% no Brasil. Em maio, o Paraná registrou expansão de 1,5%, enquanto a atividade econômica nacional avançou 0,9%.

Indústria paranaense também apresenta desempenho superior

Os dados do setor industrial reforçam o maior dinamismo da economia do Paraná.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do Estado cresceu 2,8% em junho, na comparação com igual período do ano anterior.

No mesmo período, a produção do setor manufatureiro brasileiro registrou crescimento de 1,7%.

Varejo cresce 5,4% no Estado

O comércio varejista também apresentou resultado positivo no Paraná.

Considerando os segmentos de veículos e materiais de construção, o varejo paranaense cresceu 5,4% em junho de 2026, enquanto a expansão do comércio varejista nacional ficou em 4,9%.

Os indicadores apontam para um desempenho econômico do Estado acima da média brasileira em diferentes setores.

Crescimento econômico e mercado de trabalho

Para Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, os resultados positivos da economia paranaense também vêm se refletindo em avanços sociais.

Ele destacou a taxa de desemprego de 3,1% registrada no segundo trimestre de 2026, apontada como a menor da série histórica.

“A taxa de desemprego de apenas 3,1%, registrada no 2º trimestre deste ano, sendo a mais baixa da série histórica, é a comprovação da apropriação dos ganhos por vários segmentos da sociedade paranaense”, afirmou.