O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quinta-feira (29) três alertas de fortes chuvas e temporal para o Paraná. O estado está sob dois alertas laranjas e um amarelo.
Segundo o Inmet, o temporal vem acompanhado de ventos fortes de até 100 km/h. Além disso há o risco de queda de granizo. O volume de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
O instituto prevê ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Saiba quais serão as regiões afetadas pelas fortes chuvas e temporal no Paraná
Alerta laranja 1:
Conforme o Inmet, o primeiro alerta laranja é válido para a Região Metropolitana de Curitiba. O temporal pode provocar estragos nos municípios afetados.
Alerta laranja 2:
O segundo alerta laranja emitido pelo Inmet vale para todo o Paraná, além de parte dos municípios de Santa Catarina.
Alerta amarelo:
O instituto emitiu também um alerta amarelo de chuvas perigosas para o estado, que deve durar até metade da manhã de sexta-feira (1º). Estão previstos também ventos de até 60km/h.
As áreas de risco são: Metropolitana de Curitiba, Norte Pioneiro Paranaense, Norte Central Paranaense, Noroeste Paranaense e Centro Oriental Paranaense.
Já em Ponta Grossa deve começar a chover na noite desta quinta-feira (29). Conforme o Inmet, a chuva deve continuar. A sexta-feira (1°) será chuvosa na cidade. A chuva dá trégua no sábado (02). O dia será ensolarado.