A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a prisão de 848 pessoas envolvidas em crimes contra mulheres durante o mês de agosto, no âmbito da Operação Shamar, que ocorreu em todo o Brasil. Essa iniciativa, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve como foco o combate à violência contra a mulher, resultando em prisões em flagrante e no cumprimento de mandados judiciais.
Durante os 28 dias da operação, além das prisões, a polícia apreendeu 55 armas e 123 munições irregulares. A ação contou com o apoio das demais forças de segurança do Estado e incluiu atividades educativas, como palestras em escolas, empresas e órgãos públicos, que alcançaram mais de 3 mil pessoas. A PCPR também distribuiu panfletos informativos para 6.230 pessoas.
Um dos aspectos divulgados durante a operação foi o “sinal de ajuda”, um gesto criado pela Canadian Women’s Foundation, que se tornou um símbolo de socorro para mulheres em situações de risco. O gesto é simples: a mulher levanta a mão com a palma voltada para fora, dobra o polegar e fecha os outros dedos sobre ele. Esse sinal foi amplamente divulgado durante a Shamar, como destacou a delegada Luciana Novaes.
“Esta ação pode ser feita pelas vítimas que precisam de ajuda quando estiverem em situação difícil, para que a população saiba que estão em risco, precisando de ajuda. Precisamos, nós mulheres, estarmos unidas para nos protegermos e garantirmos nossos direitos”, afirmou a delegada. O gesto é reconhecido internacionalmente, e quem o identificar pode acionar as forças de segurança para prestar auxílio à vítima.
Com informações: AEN | Foto: PCPR
Hey! This is my firszt comment here so I jjst
wantedd to give a quick shout ouut and tell yyou I truly njoy reading your articles.
Can you reconmend anny otheer blogs/websites/forums tha covcer thee same topics?
Appreciate it!
Heere is my homepage sitemap