Perito é investigado após declarar que a maioria das mulheres que denunciam violência doméstica estão mentindo
Paraná Policial

Perito é investigado após declarar que a maioria das mulheres que denunciam violência doméstica estão mentindo

22/10/2024 | 17:50 Por Redação MZ

Um médico legista do Paraná, Alcimar José Vidolin, está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Científica do Paraná após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. No vídeo, o perito afirmou que grande parte dos casos de violência doméstica que ele atende são, segundo ele, baseados em denúncias falsas. A conduta do servidor está sendo apurada pelas autoridades tanto no Paraná quanto em Santa Catarina, onde também atua como perito oficial.

Vidolin, que atua em Curitiba e Joinville, fez declarações polêmicas, afirmando que “90% do trabalho hoje é ‘violência familiar’ e ‘violência contra a mulher'”. Ele coloca o termo entre aspas e sugere que a maioria dessas denúncias seria motivada por vingança ou alienação parental. “Cuidado, a tua mulher é teu inimigo. Ela pode destruir você, se ela escolher”, disse ele no vídeo, gerando indignação e forte repercussão.

A Polícia Científica do Paraná afirmou que está trabalhando em conjunto com a instituição de Santa Catarina para apurar a conduta ético-disciplinar do médico. Além disso, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informou que abrirá uma sindicância para investigar o caso. Em nota, o Grupo Perícia Mulheres e o Sindicato dos Peritos Oficiais do Paraná expressaram repúdio ao conteúdo divulgado por Vidolin, considerando suas falas como uma grave afronta aos direitos das mulheres.

Entidades como a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) também se posicionaram, destacando a importância do trabalho pericial para identificar casos de violência doméstica. “Por meio de exames clínicos, laudos técnicos e análise de vestígios, os peritos criminais conseguem identificar lesões físicas e outros indícios que comprovam a violência”, afirmaram em defesa da integridade do processo judicial.

Com informações: G1 Paraná| Foto: Reprodução/RPC

16 Comentários

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!