Pesquisa aponta que três em cada dez crianças e adolescentes foram ofendidos na internet
Brasil

Pesquisa aponta que três em cada dez crianças e adolescentes foram ofendidos na internet

23/10/2024 | 19:30 Por Redação MZ

Cerca de 29% das crianças e adolescentes brasileiros, entre 9 e 17 anos, já sofreram ofensas ou discriminação na internet, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A mesma pesquisa aponta que 30% desse público já teve contato com desconhecidos no ambiente digital, um risco que cresce à medida que a faixa etária aumenta.

“A proporção de contato com pessoas desconhecidas é maior para os mais velhos. Eles estão mais expostos aos riscos na internet, especialmente em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas”, explicou Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, durante o lançamento dos dados.

Além disso, o estudo mostrou que 24% das crianças e adolescentes afirmaram que gostariam de passar menos tempo online, mas não conseguem se desconectar. Outros 22% disseram que se viram navegando na internet sem um propósito claro, e o mesmo percentual relatou que o tempo excessivo na rede prejudicou a realização de tarefas, como lições de casa.

“Esses números reforçam a necessidade de debater o tempo de uso de telas por jovens e como podemos melhorar a qualidade dessa experiência”, destacou Luísa, ressaltando a importância de uma mediação mais ativa dos pais, educadores e regulamentações para garantir o uso seguro e saudável da internet.

Com informações: Agência Brasil| Foto: Valter Campanato