Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada hoje (10) revelou que os brasileiros apontam a economia, a violência e as questões sociais como os principais problemas do país. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, entrevistou 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios, no período de 5 a 8 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.
Segundo os dados coletados, 21% dos entrevistados consideram a economia como o principal problema do Brasil, seguido por 19% que apontam a violência e 18% que destacam as questões sociais. Outros temas importantes mencionados foram saúde, com 15%, corrupção, com 12%, e educação, com 8%.
A pesquisa também revelou uma mudança nas percepções ao longo do tempo. Em abril de 2023, a economia dominava como a maior preocupação, com 31% das menções, mas desde então vem apresentando uma queda. Por outro lado, a preocupação com a violência tem crescido, subindo de 12% em abril de 2023 para os atuais 19%. Já as questões sociais tiveram um declínio de abril para dezembro de 2023, mas desde então vêm aumentando consistentemente.