Prédio público de Castro que estava abandonado será revitalizado para sediar nova secretaria municipal
Região Campos Gerais Vitrine

Prédio público de Castro que estava abandonado será revitalizado para sediar nova secretaria municipal

08/01/2025 | 16:19 Por Redação MZ

A antiga Câmara Municipal de Castro que está abandonada passará por uma reforma para receber a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e abrigar sala para recepção de turista.

Forros destruídos, cortinas estragadas, móveis deteriorados, entulho e dezenas de caixas cheias de documentos antigos espalhadas pelas salas compõem o cenário encontrado pela equipe da Prefeitura na antiga Câmara Municipal no Centro de Castro.

Nos últimos anos, o local era a sede da Secretaria de Segurança Pública, Junta Militar e o Instituto de Identificação do Paraná, mas estava desocupado desde a transferência desses setores para uma nova sede, em março de 2024.

“O espaço está bem bagunçado e teremos muito trabalho agora para identificar o que vamos utilizar e o que vai para descarte. A realidade é essa. Não temos como nos mudar imediatamente para o prédio e vamos ter que readequar o espaço”, comenta Kasciano Morais, secretário de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Além de uma grande faxina, serão necessárias obras de acessibilidade, com adaptações essenciais para garantir que todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, possam acessar e utilizar as instalações de forma segura e confortável.

“Além disso, será necessário realizar uma série de intervenções significativas nas questões estruturais para que o espaço atenda aos padrões necessários”, disse ainda o secretário.

O prédio

Construído no final do século XIX pelo coronel Manoel Ignácio do Canto e Silva, um influente fazendeiro e herói da Guerra do Paraguai, o prédio histórico na rua General Câmara é um exemplar da arquitetura de transição entre os estilos colonial e neoclássico e integra o conjunto de bens tombados pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Confira as imagens do local 

Informações e fotos: Assessoria 

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!