A antiga Câmara Municipal de Castro que está abandonada passará por uma reforma para receber a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e abrigar sala para recepção de turista.
Forros destruídos, cortinas estragadas, móveis deteriorados, entulho e dezenas de caixas cheias de documentos antigos espalhadas pelas salas compõem o cenário encontrado pela equipe da Prefeitura na antiga Câmara Municipal no Centro de Castro.
Nos últimos anos, o local era a sede da Secretaria de Segurança Pública, Junta Militar e o Instituto de Identificação do Paraná, mas estava desocupado desde a transferência desses setores para uma nova sede, em março de 2024.
“O espaço está bem bagunçado e teremos muito trabalho agora para identificar o que vamos utilizar e o que vai para descarte. A realidade é essa. Não temos como nos mudar imediatamente para o prédio e vamos ter que readequar o espaço”, comenta Kasciano Morais, secretário de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente.
Além de uma grande faxina, serão necessárias obras de acessibilidade, com adaptações essenciais para garantir que todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, possam acessar e utilizar as instalações de forma segura e confortável.
“Além disso, será necessário realizar uma série de intervenções significativas nas questões estruturais para que o espaço atenda aos padrões necessários”, disse ainda o secretário.
O prédio
Construído no final do século XIX pelo coronel Manoel Ignácio do Canto e Silva, um influente fazendeiro e herói da Guerra do Paraguai, o prédio histórico na rua General Câmara é um exemplar da arquitetura de transição entre os estilos colonial e neoclássico e integra o conjunto de bens tombados pelo Patrimônio Cultural do Paraná.
Confira as imagens do local
Informações e fotos: Assessoria