Os prefeitos de Castro, Piraí do Sul, Tibagi, Jaguariaíva, Arapoti, Sengés, Ventania e Imbaú estiveram reunidos na manhã de quinta-feira (3), em Castro, para assinar o protocolo de intenções para criação de um polo de turismo regional, que inclui ainda Carambeí. O objetivo é divulgar conjuntamente os atrativos destes municípios, atraindo mais turistas para a região. O encontro contou com a presença do secretário de Estado do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.
Segundo o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, além da assinatura do protocolo, os municípios apresentaram ao secretário as reivindicações necessárias para o crescimento do turismo. “Solicitamos a certificação da Estrada do Cerne [PR-090]como rota turística e o aumento da segurança nos municípios, além da criação desse polo regional. Pode anotar, hoje é um marco para o turismo dos Campos Gerais”, comemora.
O secretário Leonaldo Paranhos elogiou a iniciativa dos municípios e afirmou que a ideia vai ao encontro de com a política de fortalecimento do turismo do Governo do Estado. “O turismo é complemento, pois nós não precisamos competir, nós precisamos unir os nossos patrimônios, que são as diversas formas de turismo e apresentar aos habitantes do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina e, claro, que venham os gringos, pois nós temos muito a oferecer”, afirma.
“Estivemos em conjunto com todos os municípios que têm interesse em fortalecer o turismo para que nós possamos levar esses projetos ao Governo do Estado e realizar um grande plano aqui para nossa cidade e pros Campos Gerais”, afirmou o deputado estadual Moacyr Fadel.
Festival da Primavera
Durante o evento, Paranhos também anunciou a escolha de Castro para sediar o 1º Festival da Primavera do Paraná. “Será um grande evento para abrirmos a temporada de primavera no Paraná e todo o Estado estará presente aqui, pois nós teremos gastronomia, cultura, esporte e voos oficiais de balões”, disse. Segundo o secretário, a escolha por Castro se deu pela infraestrutura ofertada pelo município.
Para Kasciano Morais, secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, é um prazer para Castro receber esse evento. “Com a estrutura que temos, juntamente com o Expo Center da Cooperativa Castrolanda, a gente foi escolhido para sediar esse evento, o que é um motivo de muita honra”, conclui.
Autoridades
Além do prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, participaram da reunião os prefeitos: de Arapoti, Irani Barros; de Piraí do Sul, Henrique Carneiro; de Tibagi, Rildo Leonardi; de Ventania, José Luiz Bittencourt; de Jaguariaíva, José Sloboda; de Sengés, Gerson Nunes, e a presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais, Dayane Sovinski.
Marcaram presença ainda vereadores de Castro, secretários municipais de várias cidades e representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Campos Gerais e da Rota do Pinhão, entre outras lideranças regionais, recebidas pelo presidente da Cooperativa Castrolanda, Willem Bouwman, que cedeu o Memorial da Imigração Holandesa (Moinho da Castrolanda) como espaço para o encontro.