A Prefeitura de Balneário Camboriú deu início nos últimos dias a realização da Operação Resgate a Vida BC, uma ação integrada focada em acolher e encaminhar pessoas em situação de rua. A operação acontecerá semanalmente, oferecendo suporte social, internação para dependentes químicos e retorno assistido para os municípios de origem dessas pessoas.
A ação contou com a participação das Secretarias de Assistência Social, Mulher e Família e de Segurança e Ordem Pública, além da Guarda Municipal, Polícia Militar de Santa Catarina e Conselho Tutelar. Durante a primeira ação, foram identificados três pontos de maior concentração de moradores de rua:
– Ponte Altamiro Domingos Castilho, que conecta os bairros Vila Real em Balneário Camboriú e São Francisco de Assis em Camboriú;
-Ponte na Rua 3700;
– Marginal Leste, próximo à Avenida do Estado.
Durante a operação, 20 pessoas foram abordadas, das quais cinco aceitaram acolhimento na Casa de Passagem, onde receberão suporte assistencial e auxílio no retorno para suas cidades de origem. Outras duas aceitaram a internação em clínicas de reabilitação para dependência química.
O objetivo da operação é ampliar as abordagens sociais e oferecer diversas formas de suporte aos moradores de rua. Além de acolhimento, a ação visa identificar indivíduos com mandados de prisão em aberto e encaminhá-los às autoridades competentes.
O programa também busca facilitar o acesso dessas pessoas a políticas públicas de reinserção social, como oportunidades de trabalho através do Sistema Municipal de Empregos (Sime) e programas de reabilitação para dependência química.
Continuidade
A Operação Resgate a Vida BC continuará de forma regular, com novas abordagens semanais em diferentes pontos da cidade, previamente identificados pelas equipes. A meta é ampliar a cobertura e garantir atendimento adequado às pessoas em situação de rua, promovendo sua reintegração social e segurança para toda a população.