Após recomendação do Ministério Público do Paraná, a Prefeitura de Antonina, no Litoral do estado, retirou uma publicação em rede social que sugeria o consumo de suco de inhame cru como tratamento para a dengue. A orientação, sem embasamento científico e desaconselhada pelas autoridades sanitárias, foi removida devido ao possível dano à saúde pública identificado pela 1ª Promotoria de Justiça da comarca.
A ação ocorreu após o Ministério Público oferecer denúncia contra a publicação que continha informação inverídica. A Secretaria Municipal de Saúde de Antonina confirmou a remoção da postagem, atribuindo o equívoco a um “erro humano” e destacou que a mesma não foi previamente autorizada pelo gestor público.
Além da retirada do conteúdo, o Ministério Público recomendou que os agentes públicos do município busquem informações em fontes confiáveis, como o Ministério da Saúde, para a elaboração de suas comunicações, especialmente aquelas relacionadas à prevenção da dengue e outras enfermidades.
Com informações: Ministério Público do Paraná