Primeiro de abril: ‘Não Caia Nessa’! Saiba como funcionam os golpes lançados na cartilha informativa da PCPR
Brasil Geral Paraná Policial

Primeiro de abril: ‘Não Caia Nessa’! Saiba como funcionam os golpes lançados na cartilha informativa da PCPR

01/04/2024 | 15:45 Por Redação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, o Dia da Mentira, a cartilha “Não Caia Nessa”, com o objetivo de alertar a população sobre os golpes mais comuns e armadilhas digitais. O documento fornece informações detalhadas sobre uma variedade de ações criminosas e explica como elas são aplicadas pelos golpistas, além de orientar sobre o que fazer caso alguém seja vítima de um golpe.

A iniciativa visa capacitar a comunidade para reconhecer e evitar essas armadilhas, proporcionando um ambiente mais seguro para todos. Segundo o delegado titular da Delegacia de Estelionatos da PCPR em Curitiba, Emmanoel David, a cartilha é uma ferramenta essencial nesse sentido, fornecendo informações claras e práticas para ajudar as pessoas a protegerem a si mesmas e suas famílias.

O documento alerta para a importância de desconfiar de ofertas muito boas para serem verdade, manter informações pessoais em sigilo, verificar a autenticidade de quem entra em contato e manter dispositivos eletrônicos atualizados contra vulnerabilidades de segurança.

Entre os exemplos de golpes clássicos destacados na cartilha está o Golpe do Bilhete Premiado, no qual os vigaristas convencem a vítima a transferir valores ou entregar itens financeiros como garantia para receber um prêmio falso. Já nos golpes eletrônicos, as ações criminosas envolvem principalmente as redes sociais, como o Golpe dos Nudes, no qual os golpistas ameaçam expor fotos íntimas da vítima.

Outros golpes abordados incluem o Golpe da Maquininha, Golpe da Troca de Cartão, Golpe do Falso Atendente de Banco, Golpe do Falso Empréstimo, Golpe do Amor, Golpe do Falso Emprego, Golpe do Empréstimo Consignado, Golpe do Leilão do Automóvel e uso de links falsos na internet.

A cartilha também orienta as vítimas a registrarem imediatamente um boletim de ocorrência, guardarem todas as provas e prints que possam auxiliar nas investigações e evitarem compartilhar informações pessoais com desconhecidos.

A Cartilha contra golpes, pode ser baixada clicando aqui.

No Paraná, o boletim de ocorrência pode ser registrado online pelo site da Polícia Civil ou na delegacia mais próxima.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!