Ponta Grossa Vitrine

Professor da UEPG participa de conferência sobre livro didático na Alemanha

17/05/2023 | 20:06 Por Redação MZ Modificado em 17, maio, 2023 8:06

O amor pelo ensino e livros didáticos levou o professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paulo Eduardo Dias de Mello, a atravessar o oceano. De 20 a 22 de março, o docente participou da 2ª Conferência do Conselho de Membros do Projeto Global Textbook Project (Glotrec), em Braunschweig, Alemanha. O evento, promovido pelo Instituto Georg Eckert (GEI), reuniu pesquisadores e instituições da América Latina e Europa, para debater sobre consolidação de livros didáticos pelo mundo.

O projeto acontece a longo prazo e busca consolidar coleções de livros em uma plataforma central, aberta para pesquisadores. “Além da disponibilização dessas coleções, em forma de catálogos sistemáticos com ferramentas de busca, um dos propósitos é oferecer versões digitais dos livros catalogados em formato PDF”, explica o professor. O planejamento é que a plataforma ofereça aplicação de ferramentas e softwares de análise textual e de conteúdo.

Durante a conferência, o professor apresentou o processo de busca, catalogação e digitalização de livros didáticos. “Abordei procedimentos técnicos e resultados de nosso processo de digitalização, segundo critérios de qualidade do Instituto”, conta. O GEI já soma 65 livros digitalizados, totalizando cerca de 14 mil páginas. Além da palestra sobre digitalização, Paulo apresentou mais dois temas – o estado da arte sobre as pesquisas sobre Método Intuitivo no Brasil; e os resultados da pesquisa ‘A imagem do outro: identidade e alteridade nos livros didáticos regionais do Paraná’. “A conferência e a estadia no Instituto me deu a oportunidade de discutir pessoalmente com os parceiros, entre outras coisas, aspectos metodológicos das pesquisas temáticas, compartilhar e comparar resultados e planejar juntos produtos”, ressalta.

A UEPG firmou convênio com o Instituto em 2021, para estudos sobre livros didáticos.  Na instituição, o Glotrec está articulado ao Laboratório de Estudos sobre Formação de Professores e Ensino de História, Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. “Montamos uma estação de digitalização, com apoio de Projeto apresentado à Fundação Araucária, e estamos construindo um acervo com apoio de pesquisadores e da Biblioteca Nacional de los Maestros e Maestras, do Ministério da Educação da Argentina, que possui mais de 1000 livros didáticos de História e Geografia”, finaliza.

Você tem algum comentário, dúvida ou opinião? Conta pra gente!


Chat online
1
Fale com o Portal MZ!
Tudo bem?
Fique à vontade para mandar mensagem :)
Faça parte do nosso grupo do Whatsapp!!