A secretaria do Desenvolvimento Social e Família em parceria com a Sanepar, estão desenvolvendo o Programa Praia Acessível, que fornece cadeiras anfíbias, com adaptações para conduzir pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para conseguir tomar o banho de mar.
Ao todo, são seis lugares no Litoral paranaense que tem o programa, distribuídos em três cidades, como Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
A secretaria de Desenvolvimento Social pondera que o programa é um avanço nas políticas públicas para pessoas com deficiência.“Estamos avançando muito nas políticas públicas para as pessoas com deficiência no Paraná e essa parceria com a Sanepar nos impulsiona mais uma vez a oferecermos esse serviço que já está consolidado” disse, a secretária do Desenvolvimento Social, Luiza Simonelli.
Em 2022 e 2023 foram mais de 300 atendimentos no litoral. A maioria dos atendentes são pessoas formadas ou estudantes de fisioterapia ou educação física.
Para o banho de mar as pessoas terão cadeiras com cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Elas são flutuantes e fabricadas em material leve, resistente e inoxidável.
Datas e os locais do programa
O programa é de 28 de dezembro de 2023 a 3 de fevereiro de 2024, de terça-feira a domingo, das 9h às 12 e das 15 às 19h
Os pontos das cidades litorâneas são:
Guaratuba
Praia do Cristo – Final da Avenida Atlântica s/n
Matinhos
Balneário Caiobá – Av. Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa
Final da Travessa Morena e início da Rua das Sereia
Pontal do Paraná
Ipanema – Av. Dep Anibal Khury, no final da Av. São Luís
Shangrilá – Av. Dep. Anibal Khury, no final da Av. Edo Puhl
Praia de Leste – Avenida Dep. Anibal Khury, no final da Rua Rio Grande do Norte
Informações de Agência Estadual de Notícias