A capital da Venezuela, Caracas, e diversas outras regiões do país enfrentaram uma grande queda de energia na madrugada desta sexta-feira (30). A informação foi confirmada pelo Ministério da Comunicação e Informação do país.
De acordo com relatos nas redes sociais e a equipe da Reuters, pelo menos 13 regiões, incluindo Carabobo e Aragua, foram afetadas pela interrupção de energia. Freddy Ñáñez, ministro da Comunicação e Informação, declarou que o apagão foi resultado de mais um caso de “sabotagem elétrica”, embora não tenha fornecido detalhes adicionais.
Ñáñez afirmou ainda que as equipes do setor elétrico estão trabalhando ativamente para restaurar o serviço em sua totalidade. Na terça-feira (27), uma série de apagões menores, também atribuídos à sabotagem pelo ministro, já havia afetado alguns estados venezuelanos.
Os cortes de energia não são uma novidade para a população da Venezuela, onde interrupções localizadas ocorrem com certa frequência. No entanto, o incidente desta sexta-feira relembra os grandes apagões de 2019, quando o país sofreu três quedas de energia em nível nacional, algumas durando até três dias. Na época, as autoridades também culparam sabotadores e opositores do governo de Nicolás Maduro por danos à rede elétrica.
Vídeos circulando nas redes sociais mostram cidades sob total escuridão, embora a Reuters não tenha conseguido verificar a autenticidade das imagens até o momento.