Na 1ª Sessão Ordinária do 2º Período do 4º Ano da 27ª Legislatura da Câmara Municipal de Irati, realizada na terça-feira (06), a memória do vereador José Ronaldo Ferreira, conhecido como Ronaldão do Povo (PSDB), foi honrada de forma emocionante. Ronaldão, que faleceu em 30 de julho, foi lembrado com carinho e respeito durante toda a sessão.
A reunião começou com um minuto de silêncio em homenagem a Ronaldão, seguido de um gesto simbólico onde seu chapéu foi colocado sobre a Mesa Diretora, ao lado da placa de Presidente, simbolizando sua presença e legado na Câmara. Durante a Palavra-Livre, os vereadores usaram a tribuna para expressar suas condolências e destacar a contribuição do ex-vereador para a comunidade.
Em virtude do falecimento de Ronaldão, foi realizada uma eleição para preencher o cargo de vice-presidente da Câmara, deixado vago pelo vereador Dr. João Henrique Duarte, que assumiu a presidência. O vereador Leomar Jacumasso foi o único candidato inscrito e foi eleito por unanimidade para o cargo.
A sessão também teve a apresentação de três novos Projetos de Lei, um Substitutivo de PL, além da leitura de cinco ofícios e oito indicações dos vereadores ao Executivo. Durante a Ordem do Dia, um projeto foi votado em 1ª votação. Na Palavra-Livre, dois vereadores prestaram tributo a Ronaldão, lembrando sua trajetória política e seu papel ativo na vida pública de Irati. A sessão contou com a presença da esposa e da filha do homenageado, Joana Rech Ferreira e Marilia Ferreira. A Tribuna Popular foi ocupada por Jacieli Domingues Pereira e Michelle Angela Adamski de Paula, da Secretaria de Educação, que discutiram o Projeto de Lei nº 013/2024, referente à escolha dos diretores das escolas da rede municipal.