Com a chegada das festas de fim de ano, é comum ver ruas, casas e estabelecimentos comerciais enfeitados com luzes e adereços típicos da época. A Copel alerta para a importância de tomar alguns cuidados no uso de energia elétrica para garantir uma decoração segura, tanto em áreas internas quanto externas. A atenção começa já no momento da compra dos itens.
O gerente de Segurança do Trabalho da Copel, Fábio Maciel, destaca que é essencial verificar se os enfeites são próprios para o ambiente onde serão instalados. “O ideal é que elas [extensões] não sejam utilizadas. Mas caso seja necessário, essas extensões devem também ser apropriadas para o ambiente em que serão instaladas”, recomenda ele, especialmente para espaços externos, sujeitos à ação do clima.
Outra orientação é inspecionar as luzes antes de reutilizá-las. Fábio alerta sobre a importância de checar se há fios ressecados, desencapados ou lâmpadas mal encaixadas. Ele também reforça que a montagem deve ser feita com os cordões desconectados da energia elétrica. “A última ação será conectar o elemento decorativo à tomada, uma exclusiva para cada equipamento”, explica.
Embora as lâmpadas de LED tenham reduzido o consumo de energia e os riscos de superaquecimento, a Copel recomenda desligar a decoração quando não houver ninguém presente. Além de evitar desperdício, essa prática contribui para a segurança. “São cuidados muito simples, que fazem a diferença para que essa época do ano possa ser aproveitada com segurança”, conclui Fábio.
Com informações: AEN| Foto: Reprodução/ Redes sociais