A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu um alerta sobre os medicamentos a serem evitados em casos de suspeita de dengue, uma doença que vem se mostrando cada vez mais preocupante. Segundo dados do Ministério da Saúde, somente neste ano, até a última segunda-feira (5), foram registradas 36 mortes relacionadas à dengue no país.
O presidente da SBI, Alberto Chebabo, destacou que alguns medicamentos são contraindicados, anti-inflamatórios, como o ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, devido à sua ação sobre as plaquetas. “Como já tem uma queda de plaquetas na dengue, a gente não recomenda o uso de AAS”, explicou o médico. Além disso, os corticoides também estão contraindicados na fase inicial da doença.
O tratamento visa aliviar os sintomas, incluindo analgésicos, antitérmicos e medicamentos para controlar os vômitos caso seja necessário. Os principais sintomas a serem observados são: febre, vômito, dor de cabeça, dor no corpo e erupções cutâneas avermelhadas.
O infectologista ressaltou a importância de não se automedicar ao sentir qualquer um desses sintomas, mas sim procurar atendimento médico imediato. É essencial buscar um médico logo no início dos sintomas para avaliação clínica, realização de exames de sangue e orientações sobre sinais de alerta que indicam uma possível evolução grave da doença.
Os casos suspeitos devem ser encaminhados às unidades de pronto atendimento (UPAs) e às clínicas de família. Sintomas graves, como vômito persistente, dor abdominal intensa, tontura, desidratação, cansaço extremo, sonolência e alterações de comportamento, devem ser levados imediatamente ao médico.
Com informações: Agência Brasil
does amoxicillin treat chlamydia
I visited multiple web pages but the audio quality for audio songs current at this website is in fact excellent. зарубежные сериалы смотреть онлайн